Logotipo

vendas@mVER E-MAIL

(19) 341VER TELEFONE

(19) 996VER WHATSAPP

Entre em contato
27 / 08 / 2021

Os principais tipos de manutenção industrial

Manutenção Preditiva

A manutenção preditiva é baseada no monitoramento e análise de máquinas e peças das linhas de produção. É ela quem detecta qualquer sintoma de desgaste e possíveis falhas, prevendo a necessidade de manutenção. Ela costuma ser feita em máquinas e peças.

É comum que as indústrias não mantenham equipes fixas de manutenção preditiva, e sim, realizam a contratação de terceiras para as verificações e análises.

As empresas de manutenção preditiva realizam a verificação de dissipação de calor, análise de fluídos lubrificantes e hidráulicos, vibrações e ruídos de cada equipamento. É fundamental que este tipo de manutenção ocorra periodicamente e que seja supervisionada pelos gestores de manutenção industrial.

 

Manutenção Preventiva

A manutenção preventiva visa evitar as paradas de produção não planejadas, por falha ou desgastes nas máquinas. Ela, também, busca prevenir acidentes e a degradação das linhas de produção.

Quando a manutenção preventiva são executadas corretamente e com a frequência necessária, as manutenções corretivas são evitadas.

Existem alguns critérios utilizados para definir a frequência que serão realizadas as manutenções preventivas:

  • Produtividade: De acordo com o número da produção é realizada a limpeza, lubrificações e pequenas manutenções
  • Tempo: Quando é estipulado um intervalo de tempo para que a manutenção seja feita
  • Utilização: Baseia-se na instrumentação para verificar a quantidade de uso de um equipamento e assim determinar que seja feita a manutenção

Na manutenção preventiva é apreciável que seja produzido um roteiro ou checklist de itens a serem verificados e ajustados nos equipamentos. A produção de tal ferramenta garante uma boa execução de uma manutenção preventiva.

 

Manutenção Corretiva

Em uma indústria que se preocupa com a qualidade, o ideal é não permitir que se chegue neste ponto. Porém, a corretiva é a mais comum dentre os tipos de manutenção. Este tipo de manutenção é a que lida com as falhas dos equipamentos e peças, realizando o conserto pontual de cada uma delas.

Para que a manutenção corretiva seja evitada, é necessário que os outros tipos de manutenção industrial sejam realizadas adequadamente. Hoje em dia, as indústrias contam com a tecnologia para evitar a ocorrência da manutenção corretiva.

Existem dois tipos de manutenção corretiva, a planejada e a não planejada.

A manutenção corretiva planejada é executada nas paradas de linha agendadas. Ela ocorre de acordo com o planejamento dos gestores e PCMs.

A manutenção corretiva não planejada, por sua vez, indica uma situação de falha não prevista e que acarreta paradas no processo produtivo, também, fora do planejamento. Toda essa situação pode minar a produtividade e a eficiência do processo produtivo. Portanto, a manutenção corretiva não planejada consiste no mais indesejável tipo de manutenção para uma empresa, sendo necessário uma boa aplicação dos outros tipos de manutenção para que sua ocorrência seja evitada.

Fonte: https://www.automacaoindustrial.info/