Logotipo

vendas@mVER E-MAIL

(19) 341VER TELEFONE

(19) 996VER WHATSAPP

Entre em contato
09 / 12 / 2022

Abordagem da Manutenção Preditiva

Muitos falam em manutenção, citando a corretiva, preventiva e preditiva. Mas afinal, o que é cada uma desses tipos de manutenção?

As duas primeiras são fáceis de compreender ou associar com o nome.

Em poucas palavras, a manutenção corretiva é aquela que é feita quando o equipamento quebra, a famosa manutenção quebra-conserta. Como o equipamento deixa de funcionar em um momento não esperado, traz prejuízos significativos às empresas e por isso deve ser minimizada.

Já a manutenção preventiva é aquela que é feita com base no tempo, horas de utilização ou outra forma de medida. O exemplo mais simples de entender é a troca de óleo do motor de um veículo que é feita por quilometragem, 5 mil a 10 mil quilômetros rodados ou a cada ano. Em equipamentos é comum a troca após um determinado tempo de uso, por exemplo 8 mil horas. Em função desses parâmetros, a manutenção do equipamento é planejada e programada para uma data específica, dessa forma reduzindo os impactos da paralisação do equipamento. A desvantagem dessa estratégia de manutenção é o custo com troca de peças e insumos que podem ainda estar em condições de uso.

E a manutenção preditiva? Essa abordagem vem justamente atacar a desvantagem da manutenção preventiva simples.

Preditiva vem de “predizer”, ou seja, dizer antecipadamente.

Portanto podemos dizer que a manutenção preditiva é aquela que permite através de um conjunto de técnicas e ferramentas, identificar a real condição dos componentes de uma máquina ou estrutura.

Também permite estimar a vida útil desses componentes, assim como, identificar com precisão, quais os componentes da máquina analisada estão bons ou ruins e também se existem risco de falhas eminentes neles.

O que estamos dizendo, é que podemos fazer um diagnóstico do real estado de operação do equipamento e tomar decisões quanto a programação de sua manutenção, ou seja, agora não iremos trocar peças e insumos pelo tempo, mas sim quando realmente for necessário.

Dessa forma iremos maximizar o uso do equipamento, aumentando sua disponibilidade e, consequentemente, aumento a lucratividade da empresa.

Fonte: https://www.engenhariaecia.eng.br/