Logotipo

vendas@mVER E-MAIL

(19) 341VER TELEFONE

(19) 996VER WHATSAPP

Entre em contato
11 / 11 / 2022

Manutenção corretiva, preventiva e preditiva

Manutenção corretiva

Um exemplo clássico de manutenção corretiva é o reparo. Pode ser uma falha inesperada que prejudique o funcionamento, a qualidade ou o desempenho da máquina em questão.

Por exemplo: quebra de uma peça, vazamentos, ruídos fora do comum, rompimento de estruturas. Enfim, qualquer tipo de defeito que se distancie da performance esperada.

Vale destacar que, quando falamos sobre ambientes, as situações podem ser um azulejo quebrado, mofo, fiação exposta, luzes queimadas. Ou seja, qualquer evento que possa colocar em risco a segurança e a saúde dos trabalhadores.

Nessas ocasiões, geralmente, o operador responsável comunica o setor por meio da ficha de manutenção, que faz o registro do procedimento na ficha de serviço.

Durante a realização do ajuste, é primordial colocar sinalizações que indicam que uma tarefa de manutenção está sendo realizada naquele momento.

 

Manutenção preventiva

O ponto mais importante da manutenção preventiva é o planejamento. Isso vai evitar paradas longas ou desnecessárias que prejudicam o andamento das atividades da cadeia produtiva.

Desse modo, ela funciona da seguinte forma: estabelecem-se paradas programadas para realizar os reparos. Além de aumentar a vida útil dos equipamentos, ela vai reduzir os acidentes de trabalho.

Então, as inspeções periódicas fazem parte do dia a dia desse tipo de manutenção industrial. As tarefas podem envolver aspectos, como:

. Limpar;
. Apertar parafusos;
. Regular motores;
. Verificar drenos;
. Medir compreensão de ar;
. Verificar vazamentos;
. Examinar desgastes em correias;
. Entre outros.
É válido, além da utilização do checklist do equipamento ou ambiente, também manter uma ficha de controle dos consertos. Ou seja, gerir as não conformidades por meio de um plano de ação. Assim, é possível monitorar e otimizar as ações de prevenção.

 

Manutenção preditiva

Já a manutenção preditiva, tem um olhar mais global em relação às atividades desenvolvidas. Isso porque ela prediz as condições de funcionamento, possibilitando que a operação se mantenha ativa durante o maior tempo possível.

Nesse caso, eliminam-se desmontagens desnecessárias, baixo grau de confiança, diminuição da vida útil dos equipamentos ou interrupções de emergência. Devido ao fator de previsibilidade, esse tipo de manutenção acaba por otimizar ainda mais toda a produção.

Um exemplo de manutenção preditiva consiste em um conjunto de itens aplicáveis a um equipamento, máquina, sistema ou ambiente, como:

. Verificação de componentes;
. Medição de parâmetros;
. Definição de limites (normal, alerta, perigoso);
. Registro das inspeções;
. Frequência de medições.
Dessa forma, é criado um plano sistêmico, em conjunto com as demais operações que ocorrem simultaneamente na fábrica. E, assim, toda a cadeia produtiva é otimizada.

A manutenção industrial tem um papel fundamental para organizações de qualquer tamanho. É uma grande aliada no dia a dia e traz inúmeros benefícios à empresa e aos colaboradores.

Fonte: https://blog-pt.checklistfacil.com/