Logotipo

vendas@mVER E-MAIL

(19) 341VER TELEFONE

(19) 996VER WHATSAPP

Entre em contato
08 / 07 / 2022
manutencao-preditiva

O que é Manutenção Preditiva?

A manutenção preditiva é uma necessidade na era da indústria 4.0 e está relacionada com ferramentas de manutenção com objetivo preventivo do equipamento utilizado na sua empresa. Ou seja, ela é uma forma de prevenir danos e ter uma previsibilidade de falhas.

Isto é, em um momento de grande demanda de produtos e serviços, as indústrias estão sendo estimuladas a se desenvolver cada vez mais.

Neste cenário as práticas de manutenção e proteção de equipamentos são indispensáveis.

A manutenção preditiva na realidade impacta diretamente na eficiência da operação no chão de fábrica ao reduzir custos, minimizar erros e atrasos no fluxo de trabalho.

Sua popularização tem um motivo: ela tem muita aderência em fábricas modernas, pois é tecnicamente mais flexível do que as outras.

Através da manutenção preditiva o chão de fábrica implementa uma cultura de monitoramento constante, onde é possível remediar e controlar problemas comuns no dia a dia das fábricas, reduzindo custos e maximizando a produtividade.

Podemos definir a manutenção preditiva como a prática de acompanhar continuamente um equipamento na tentativa de determinar seu estado futuro através de dados coletados ao longo do tempo.

Através da vibração, horímetro, pressão e vazão ou temperatura é possível descobrir a possibilidade do ativo à falha e se existe a necessidade de intervenções corretivas.

“Predição” é o ato ou efeito de afirmar que algo vai acontecer com antecedência.

Essa é exatamente a proposta: determinar a confiabilidade de uma máquina através dos dados coletados.

Ou seja, é mensurar quão confiável a máquina é em relação a sua capacidade de continuar a produção nas próximas horas, dias e semanas.

Com o uso dessa estratégia se torna possível acompanhar periodicamente o equipamento para analisar variações de aspectos como temperatura e vibração.

Isso é realizado através da medição, direta e indireta, e da análise dos resultados que permite ao gestor determinar se o equipamento está funcionando corretamente ou se necessita de correção.

Fonte: https://www.revistaferramental.com.br/