Logotipo

vendas@mVER E-MAIL

(19) 341VER TELEFONE

(19) 996VER WHATSAPP

Entre em contato
28 / 10 / 2022

Os objetivos da manutenção industrial

Os objetivos da manutenção industrial devem estar claros para todos os colaboradores da empresa. Assim, em conjunto, a equipe toda pode contribuir para o bom andamento das atividades de rotina.

 

Confira os principais objetivos da manutenção:

Averiguar a necessidade de serviços

Para determinar se alguma ação deve ser realizada (e quando), é preciso fazer auditorias periódicas. Elas vão variar de acordo com o objeto inspecionado.

Por isso, é fundamental que seja elaborada uma lista de verificação que leve em consideração todas as especificidades do item vistoriado.

A partir de inspeções pré-estabelecidas, o técnico de manutenção vai identificar a necessidade (e a urgência) da realização de serviços específicos. Por exemplo: trocar uma peça, ajustar o nivelamento de rampas, reformar um ambiente etc.

 

Aumentar a disponibilidade dos equipamentos

Todos os procedimentos devem partir do pressuposto de que é preciso elevar o aproveitamento da máquina. Todavia, isso deve ser analisado em conjunto com a qualidade das intervenções.

Isso porque, de nada adianta comprar uma peça mais barata, se for preciso substituí-la em um curto espaço de tempo. Aliás, isso pode até prejudicar o funcionamento do equipamento como um todo. Por isso, deve-se avaliar com cuidado e atenção cada ação a realizar.

 

Evitar imprevistos

Com vistorias frequentes, é mais difícil se deparar com uma surpresa desagradável, certo? Portanto, parte do trabalho da manutenção é estar a par do status de todo o maquinário necessário para a operação.

Assim, pode-se ter previsões mais assertivas, do período de trocas, reparos ou consertos. Ou, pelo menos, estar de sobreaviso e ciente dos riscos, no caso de ocorrer alguma falha ou defeito.

 

Impedir danos maiores

Independente da escolha de resolver as não conformidades a curto, médio ou longo prazo, a manutenção deve alertar e garantir que danos maiores não ocorram.

Essa função exige não só o trabalho de inspeção, mas também a interação com os pares e gestores. Portanto, é preciso deixar muito claro quais são os efeitos e as consequências de postergar as atividades de manutenção.

 

Reduzir custos

Uma função de destaque da área de manutenção – que também é um benefício – consiste em reduzir custos operacionais. Afinal, aumentar a disponibilidade, evitar imprevistos e impedir danos impactam diretamente no orçamento.

Desse modo, cada tarefa está relacionada à outra, trazendo resultados que beneficiam o negócio como um todo.

 

Garantir qualidade

Ao optar pelas melhores práticas de manutenção industrial, percebe-se a melhoria nos produtos. Por isso, é preciso que o setor trabalhe de maneira que a qualidade seja sempre garantida.

Então, é preciso ter atenção aos defeitos que os equipamentos podem causar nas mercadorias e descobrir meios de evitá-los.

Fonte: https://blog-pt.checklistfacil.com/