Logotipo

vendas@mVER E-MAIL

(19) 341VER TELEFONE

(19) 996VER WHATSAPP

Entre em contato
30 / 09 / 2022

Paradas de manutenção

Paradas de manutenção é o nome que se dá ao conjunto de intervenções, corretivas, preventivas e preditivas, que devem ocorrer em determinado intervalo de tempo pré-definido, cuja finalidade é a realização de manutenção em equipamentos ou sistemas, que não podem sofrer este tipo de intervenção enquanto a fábrica está produzindo ou em operação.

Durante este evento surgem algumas situações de riscos, considerando os critérios de SSM, devido à elevada concentração de mão de obra, bem como ao fluxo de energias, que estavam contidas durante a operação e outras que se manifestam devido às intervenções de manutenção.

 

Alguns serviços serão feitos, conforme a lista de serviços de parada

De engenharia para execução dos novos projetos; atividades de manutenção realizadas por mão de obra especializada em mecânica, elétrica, instrumentação, solda ou serviços complementares, como é o caso da montagem de andaimes, uso de guindastes e outros que permitam a execução das tarefas. Ou seja, a parada de manutenção tem inicio e término.

Cada parada de manutenção é diferente das anteriores no caso de serviços, prazos e recursos requeridos, além do que trabalham equipes múltiplas tais como: manutenção, operação, inspeção, engenharia, suprimentos e compras.

 

Para se determinar a parada deve-se levar em conta três fatores:

Necessidades de produção => reduzir o máximo de tempo para não atrapalhar a produção.
Histórico das paradas => analisar o tempo e tarefas das anteriores para medir o tempo para realização.
Quantidade de tarefas e serviços => é de acordo com a quantidade de tarefas e serviços que se mede o tempo para fim da parada.
Ao fazer o planejamento da parada, consegue identificar a grandeza da mesma, visto que se considerará todas as informações operacionais envolvidas.

 

Toda parada é importante elaborar um relatório para servir como base para as próximas, onde neste deverá conter:

. Objetivos da parada
. Os custos
. Segurança
. Qualidade
. Inspeção
. Ferramentaria
. Suprimentos de materiais
. Mão-de-obra
. Contratação de terceiros
. Relatório de conclusão

 

As atividades que deverão ser realizadas são:

Manutenção Preventivas, Corretivas e Preditivas, mas para isso é necessário planejar recursos financeiros, pessoal e equipamentos para que tudo seja resolvido.

Manutenção Preventivas => sempre é planejada, sendo realizada de maneira periódica com base em um cronograma e/ou índice de funcionamento.

Manutenção Corretivas => consiste na correção imediata de problemas que inviabilizam o bom funcionamento de máquinas e equipamentos.

Manutenção Preditivas => baseada numa inspeção sistemática e na observância quanto à modificação dos parâmetros ou condições de desempenho, identificando problemas que já estão ocorrendo.

As paradas são importantes para o bom desempenho da fábrica, parabéns aos profissionais que fazem isso com tanto empenho e dedicação, proporcionando um ambiente de segurança e funcionamento total da planta industrial.

Fonte: https://www.revistamanutencao.com.br/